A temporada não acabou, mas já é possível afirmar que o Vitória teve mais um ano ruim. O clube traçou o G-4 da Série B como objetivo, mas encara, mais uma vez, a luta contra o rebaixamento. E a briga está difícil para o Rubro-Negro, que tem 36 pontos e, na 15ª posição, vê o Z-4 cada vez mais perto: apenas quatro pontos o separam do Figueirense, 17º.
Nesta terça, o Vitória faz, diante do CSA, sua última partida de 2020 com a missão de não se enrolar ainda mais.
Lucas Cândido deve voltar ao meio-campo do Vitória como titular — Foto: Letícia Martins / EC Vitória / Divulgação
O Vitória fecha 2020 sem títulos e conquistas relevantes. No Campeonato Baiano, parou na primeira fase; na Copa do Nordeste, ficou nas quartas de final; e, na Copa do Brasil, na terceira fase. Na Série B, a oito jogos do fim, o time baiano tem remota chance de acesso, já que distância para o G-4 é de 13 pontos, e vê muito viva a luta contra o rebaixamento.
A história é parecida com a vivida em 2019, quando o Vitória também não conquistou títulos, traçou o acesso como meta e teve que se contentar com a fuga da degola. Na temporada passada, após 30 jogos na Série B, o Vitória somava 33 pontos – apenas três a menos do que tem hoje.
É neste cenário que o técnico Mazola Júnior, quinto treinador a sentar no banco de reservas neste ano, vai para a partida de logo mais.
A boa notícia é que ele terá o retorno de algumas peças importantes, como os zagueiros Wallace e Maurício Ramos, e o atacante Léo Ceará. O Rubro-Negro não revelou, mas o treinador pode ter à disposição o volante Guilherme Rend. Por outro lado, o atacante Vico, com um edema na coxa, não viajou com a delegação para Maceió.
O provável Vitória para esta terça tem: Yuri; Van, Maurício Ramos, Wallace e Rafael Carioca; Guilherme Rend (Romisson), Lucas Cândido e Dudu; Thiago Lopes, Ewandro e Léo Ceará.
Provável Vitória para partida contra o CSA — Foto: ge
O jogo
CSA x Vitória, 31ª rodada da Série B
Quando: terça-feira, 22 de dezembro;
Onde: estádio Rei Pelé, Maceió;
Horário: 19h15 (de Brasília);
Time provável: Yuri, Van, Maurício Ramos, Wallace e Rafael Carioca; Guilherme Rend (Romisson), Lucas Cândido e Dudu; Thiago Lopes, Ewandro e Léo Ceará;
Desfalques: Matheus Frizzo e Mateus Moraes (suspensão); Alisson Farias, Ronaldo e Vico (lesão);
Pendurados: Alisson Farias, Gerson Magrão, João Victor, Jonathan Bocão, Marcelinho e Rodrigo Carioca;
Arbitragem: Vinicius Gomes do Amaral (RS) apita o jogo auxiliado por Leirson Peng Martins (RS) e Andre da Silva Bitencourt (RS).